Que criança nunca sonhou em ganhar um presente no Natal? No entanto, as circunstâncias fazem dos desejos de um menino de 7 anos, de expressivos olhos verdes, que mora no bairro Pinheiro Machado, diferentes da maioria das crianças.
Na cartinha enviada para a Campanha Um Sonho de Natal da Expresso Medianeira, Leandro Silveira Fagundes pede uma cama para a irmã que "é especial, não fala, não caminha, nem escreve'', como ele a descreve. Ela sofre de uma doença rara, chamada Síndrome de Moebius. A enfermidade causa a perda total ou parcial dos movimentos dos músculos da face, retardo mental, perda de audição, entre outros problemas, e não tem cura.
Leandro estuda no 2º ano e mora com a mãe, Joceli da Silva Silveira, 43 anos, o pai, Evandro Antunes Fagundes, 44 anos, e a irmã, Geandra, de 15 anos. Apesar de tímido, ele é todo sorridente e conta que ganhou uma cama de presente, mas como a irmã tinha mais necessidade, ele deu a ela e passou a dormir com os pais.
No entanto, há alguns meses, a cama da irmã quebrou, eles colocaram tijolos para segurá-la e, segundo a mãe, é perigoso, porque ela pode se machucar.
O pai é o único na família que tem um emprego fixo, pois a mãe dedica todo o tempo disponível para cuidar da filha. Por isso, eles não têm condições de comprar uma cama nova. Apesar das dificuldades, Joceli disse que a família é feliz e tem muito orgulho do filho:
- O Leandro é muito sensível, ajuda a alimentar e medicar a irmã, e demonstra uma maturidade que é singular na idade dele. Eu acredito que o sofrimento causado por um linfoma no tórax quando ele tinha 3 anos o tornaram mais forte. Ele fez quimioterapia por dois anos, e hoje está curado - explicou a mãe.
No final da carta, um detalhe passa quase despercebido - Leandro pede também um bonequinho de Pokémon para brincar, "se o senhor Papai Noel puder" e material escolar. No dia 27 de dezembro, ele estará de aniversário.
Essa é apenas uma das 800 cartinhas que chegaram até a Expresso Medianeira. Nelas, os pequenos abrem o coração com pedidos, em geral, singelos, como um menino do Beco do Beijo que quer um ioiô, outros que pedem material escolar, entre outros presentes.
Os sonhos, descritos no papel, aguardam padrinhos, que poderão adotar uma dessas cartinhas, tornando o Natal dessas crianças mais feliz.
Confira a cartinha enviada por Leandro
Querido Papai Noel, meu nome é Leandro Raul, tenho 7 anos e minha irmã Geandra tem 15. Mas ela é especial, ela não fala, não caminha, nem escreve. Neste natal, quero pedir uma cama para ela, porque a dela está quebrada. Eu dei a minha pra ela e durmo com meus pais, mas eles dormem mal, porque fica apertado. E se o senhor Papai Noel puder, eu quero um Pokémon para eu brincar e algum material escolar, pois vou para a 3ª série da escola Tancredo Neves.
Obrigado
Papai Noel!
Feliz Natal!